quarta-feira, 24 de julho de 2013

Leite e hambúrguer de soja caseiros

Boa noite, amigos! Hoje teremos uma receita dupla (então são duas né? rs!), utilizando o mesmo ingrediente base: a soja em grão. 



A maioria das pessoas usa a proteína texturizada de soja, pela sua praticidade e versatilidade. Mas, a partir da soja em grão (considerada por alguns como mais saudável) é possível preparar diversas receitas deliciosas! Hoje, vou mostrar como fazer leite de soja caseiro e, com a massa da soja que sobrar, faremos os hambúrgueres. Vamos lá:

Leite de soja
- 1/2 xícara de soja em grão crua
- 350 ml de água na temperatura ambiente

Deixe a soja de molho em uma tigela coberta com água por 8 a 12 horas. Após esse período ela aumentará muito de tamanho, ficando com essa aparência:


Escorra a água e se quiser retire as cascas (o leite ficará menos grosso) esfregando os grãos na palma da mão. Coloque os grãos de soja escorrida no liquidificador com cerca de 350 ml de água. Bata por dois minutos ou até os grãos desaparecerem por completo. Coe a mistura obtida em uma peneira fina:




Leve o leite à fervura por 8 minutos, com cuidado para não queimar. Após isso, já estará pronto para consumo!
De todos os leites vegetais que já fiz, esse é o que fica mais grosso. Pode-se adicionar mais água, mas mesmo assim a textura não fica fina. Acho interessante para usar em receitas.

Com o resíduo de soja que sobrar após coar o leite, vamos fazer os hambúrgueres:

- 1 xícara de massa de soja (o resíduo do leite)
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 cenoura pequena ralada
- 2 colheres de sopa de shoyo
- 2 colheres de sopa de molho de tomate
- 1/2 cebola picada
- Sal, salsa, orégano e pimenta a gosto
- Óleo vegetal para grelar

Junte todos os ingredientes em uma vasilha e misture. Sove com as mãos até obter liga entre os ingredientes. Se não chegar ao ponto de liga, adicione mais um pouco de farinha de trigo ou de rosca. Forne bolas com ajuda das mãos e achate-as para moldar os hambúrgueres:


Depois é só dourar em óleo quente. Fica super bom! =)


Até a próxima!



domingo, 7 de julho de 2013

Empadão de proteína de soja

Boa tarde amigos! A receita de hoje foi encontrada em uma embalagem de proteína de soja. Resolvi fazer para experimentar e gostei muito do resultado!

Massa:
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de leite de soja (prefira os sem sabor)
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
- 4 colheres (sopa) de óleo vegetal
- 4 colheres (sopa) de margarina vegetal (algumas marcas tem leite, outras como Soya e Becel não; leia os ingredientes)
- 1 colher (café) de sal
- 1 colher (café) de açúcar
- 1 xícara de farinha de soja

Em um recipiente fundo, misture todos os ingredientes, adicionando o leite de soja aos poucos, até obter uma massa homogênea. Reserve 1/3 da massa para a cobertura do empadão. Abra a massa com o auxílio de um rolo e, com ela, forre o fundo e as laterais de uma assadeira previamente untada. Adicione o recheio já preparado. Cubra com o restante da massa reservada e pincele shoyo. Leve ao forno pré-aquecido e asse em temperatura média por cerca de 30 minutos.

Ingredientes para o recheio:
- 1 xícara de proteína de soja 
- 1 cebola ralada
- 2 dentes de alho amassados
- 1 colher (chá) de sal
- Cheiro verde picado
- 1 lata de molho de tomate
- Orégano e pimenta a gosto
- Óleo vegetal para refogar

Hidrate a proteína de soja por cerca de 15 minutos. Escorra a água e esprema a proteína hidratada para retirar o excesso de líquido. Prepare o refogado com os demais ingredientes (com excesão do cheiro verde) e adicione a proteína hidratada, deixando no fogo por 15 minutos. Desligue o fogo e adicione o cheiro verde. Deixe esfriar para rechear o empadão.


Fica uma delícia! =D

Até a próxima!