quarta-feira, 24 de julho de 2013

Leite e hambúrguer de soja caseiros

Boa noite, amigos! Hoje teremos uma receita dupla (então são duas né? rs!), utilizando o mesmo ingrediente base: a soja em grão. 



A maioria das pessoas usa a proteína texturizada de soja, pela sua praticidade e versatilidade. Mas, a partir da soja em grão (considerada por alguns como mais saudável) é possível preparar diversas receitas deliciosas! Hoje, vou mostrar como fazer leite de soja caseiro e, com a massa da soja que sobrar, faremos os hambúrgueres. Vamos lá:

Leite de soja
- 1/2 xícara de soja em grão crua
- 350 ml de água na temperatura ambiente

Deixe a soja de molho em uma tigela coberta com água por 8 a 12 horas. Após esse período ela aumentará muito de tamanho, ficando com essa aparência:


Escorra a água e se quiser retire as cascas (o leite ficará menos grosso) esfregando os grãos na palma da mão. Coloque os grãos de soja escorrida no liquidificador com cerca de 350 ml de água. Bata por dois minutos ou até os grãos desaparecerem por completo. Coe a mistura obtida em uma peneira fina:




Leve o leite à fervura por 8 minutos, com cuidado para não queimar. Após isso, já estará pronto para consumo!
De todos os leites vegetais que já fiz, esse é o que fica mais grosso. Pode-se adicionar mais água, mas mesmo assim a textura não fica fina. Acho interessante para usar em receitas.

Com o resíduo de soja que sobrar após coar o leite, vamos fazer os hambúrgueres:

- 1 xícara de massa de soja (o resíduo do leite)
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 cenoura pequena ralada
- 2 colheres de sopa de shoyo
- 2 colheres de sopa de molho de tomate
- 1/2 cebola picada
- Sal, salsa, orégano e pimenta a gosto
- Óleo vegetal para grelar

Junte todos os ingredientes em uma vasilha e misture. Sove com as mãos até obter liga entre os ingredientes. Se não chegar ao ponto de liga, adicione mais um pouco de farinha de trigo ou de rosca. Forne bolas com ajuda das mãos e achate-as para moldar os hambúrgueres:


Depois é só dourar em óleo quente. Fica super bom! =)


Até a próxima!



9 comentários:

  1. Bom dia, meu nome é Gabriela e trabalho na Tânagra Cosméticos.

    Estamos querendo divulgar nossa linha de produtos livre de ingredientes de origem animal. Além disso, nossos produtos não são testados em animais.

    Gostaria de saber se tem interesse de receber um kit da linha Hair Health gratuitamente, para testar e publicar o que achou no blog. http://tanagra.com.br/loja/br/hair-health-oleo-de-macadamia/12-shampoo-hair-health-oleo-de-macadamia-320ml.html



    Caso tenha interesse, preciso do nome completo, cpf e endereço para o envio dos produtos.



    Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabriella,

      Estou sempre à procura de produtos livres de crueldade. Se quiser, mande-me um e-mail para eu lhe informar os dados pessoas. syaradenoronha@hotmail.com

      Obrigada!

      Syara

      Excluir
    2. oi Gabriela gostaria muito de experimentar esta linha e produto
      Podes me passar teu email para que eu te passe os dados
      carla
      cotradiv@gmail.com

      Excluir
  2. Bom diaaaa
    Bom amei a receita e estou fazendo,muito show! GO vegan

    ResponderExcluir
  3. Bom diaaaa
    Bom amei a receita e estou fazendo,muito show! GO vegan

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre faço essa receita. Adoro, principalmente pra fazer creme de leite. Muito bom

    ResponderExcluir
  5. Olá, ainda não fiz, mas gostei da receita, principalmente porque permite fazer o leite e o hamburguer numa tacada só. Pretendo fazê-la mas tenho uma dúvida que não ficou claro na receita:
    Em todas as receitas de hamburguer de soja que vi na internet é preciso cozinhar o feijão de soja na pressão, mas na sua receita não consegui identificar em que momento faço isso (ou não é necessário cozinhar a soja?), pois só fala do "molho" de 12 horas e do cozimento do leite, mas em relação ao grão não ficou claro. Poderia, por favor, me tirar essa dúvida?
    Desde já agradeço e peço perdão caso a minha pergunta seja estúpida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como eu fiz a receita, tenho que dizer que apenas o cozimento do leite é o suficiente, pq ela fica uma massa fina de soja, e quando é frito o hambúrguer ela termina de cozinhar, e fica super gostoso!!!

      Excluir