sábado, 23 de fevereiro de 2013

Sobre a vitamina B12

Olá amigos!
Todo mundo que é vegano já escutou alguma vez: "E a vitamina B12??". Pois é, a vitamina B12 só é encontrada nos produtos de origem animal, então os veganos fazem suplementação. Com isso, vinha outra questionamento frequente: "Se tem que suplementar, sua alimentação não é saudável!!"
Nunca liguei para esses comentários, até porque minha vida melhorou muito desde que aderi ao veganismo: tenho muito mais disposição, meu humor melhorou muito, perdi peso e, engraçado, parece que enxergo o mundo de outra forma. Acredito na energia que os alimentos tem, e alimentos regados a dor e crueldade não podem trazer sentimentos diferentes para quem os consome.
Foi quando encontrei essa reportagem no ViSta-se, a maior comunidade veg do Brasil (como eu já citei antes), explicando: se a alimentação vegana é saudável e natural, por que os veganos precisam suplementar B12?
Adorei obter essa informação e gostaria de compartilhar com vocês:


“A vitamina B12 é produzida por bactérias. Com um estilo de vida moderno, o nosso consumo dessas bactérias foi drasticamente reduzido, o que é ótimo, pois com isso, deixamos de consumir também as bactérias que podem causar doenças. Já os animais não-humanos continuam a consumir água e alimentos não-esterilizados, ciscam o chão, lambem o corpo, etc, o que lhes garante a ingestão das bactérias produtoras da vitamina. Logo, não é a dieta vegetariana que não é natural à espécie humana, mas sim a espécie humana que vive em um ambiente que não lhe é natural.
O fato de a suplementação da vitamina B12 ser necessária em uma dieta vegetariana não significa que a dieta vegetariana não seja natural à nossa espécie. Significa apenas que a nossa espécie está demasiadamente distante do ambiente natural no qual evoluímos, onde a vitamina B12 era suprida pelo consumo frequente de bactérias presentes na água e nos alimentos. Por esse motivo, para contrapormos um problema causado pela modernidade, uma solução igualmente moderna é necessária e essa solução é a suplementação da vitamina.”
Dr. George Guimarães
Nutricionista especializado em dietas vegetarianas (CRN-3 7708)
www.nutriveg.com.br
nutriveg@nutriveg.com.br
(11) 5585-3475




Nenhum comentário:

Postar um comentário