quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Receita de torta de maçã



Oi pessoal! Hoje gostaria de compartilhar com vocês a receita de uma das tortas mais gostosas que já comi: torta de maçã vegana! Vamos lá:

Ingredientes para a massa:
125g de farinha de trigo integral (usei a branca mesmo, que já tinha em casa)
40g de açúcar demerara (também usei o branco)
50ml de óleo
50ml de água quente

Ingredientes para o creme:
 400ml de leite de soja sem sabor 
 2 colheres de (sopa) de açúcar demerara
1 colher de (chá) essência de baunilha
2 colheres de (sopa) maisena

Ingredientes para a calda:
Cascas e as sementes de 2 maçãs
6 colheres de (sopa) açúcar demerara
200ml de água
2 maçãs grandes para colocar  em cima do creme.

Modo de fazer a massa: misturar bem todos os ingredientes. Forrar uma forma redonda de 20cm de diâmetro com a massa. Não precisa untar a forma. Levar ao forno por 20 minutos em 170°C. Caso use a farinha de trigo integral, não deixe passar de 20 minutos, ou a massa ficará muito dura. 
 Modo de fazer o creme: numa panela colocar todos os ingredientes e levar ao fogo até se transformar em um creme.
 Modo de fazer a calda: numa panela colocar todos os ingredientes, levar ao fogo baixo e deixar cozinhando por 15 a 20 minutos (antes de levar ao fogo, bati as cascas com a água no liquidificador).
 Montagem da torta: Depois que a massa da torta foi assada e é fria, colocar por cima o creme, em seguida as maçãs fatiadas bem fininhas, outra camada de creme e de maçã e por ultimo a calda.
No creme, pode-se também acrescentar coco ralado. Na calda, acrescentei um pouco de canela.





Fica muito bom e é um doce bem leve. Recomendo!





quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Produtos veganos no interior de Minas Gerais

Oi amigos!

Muitas pessoas me perguntam como é ser uma vegana mineira, afinal em Minas tudo tem queijo! Mas com um pouquinho de boa vontade e jogo de cintura é fácil se adaptar. A gente aprende a garimpar coisas diferentes e a cozinhar coisas deliciosas! ;)
Nesses garimpos, por incrível que pareça, encontrei duas delícias de produtos veganos em Oliveira, minha cidade natal, que não chega a ter 50000 habitantes. São produtos veganos, caseiros, livres de aditivos químicos, produzidos por um senhor super gente boa!
Um deles é um tofu temperado com orégano e tomate. Delicioso! Mesmo em Lavras, que tem o dobro do tamanho de Oliveira, é complicado encontrar tofu. E esse é muito bom!
O outro é uma maionese de soja fantástica. Não há quem não goste! De fato, não parece maionese, e sim um delicioso patê, com direito a tempero de azeitonas!
Fico muito feliz ao encontrar tais opções, não só porque facilita a vida, mas por existir mercado consumidor para esses produtos. Uma mudança de paradigma, opções mais saudáveis, sem crueldade!
Para a galera de Lavras e região que tiver interesse, posso trazer os produtos de Oliveira. É só entrar em contato comigo!


Até a próxima!




Festas de fim de ano e veganismo

Olá queridos amigos! Sentiram minha falta? Desapareci no fim de ano, né? Desculpem-me!

Tive algumas crises veganas com as festas de fim de ano, especialmente no natal. Quanta carne, por todos os lados! Mais que o triplo do que as pessoas conseguiriam comer. Um desperdício cruel...
Fiquei muito triste no natal. Achei tudo uma imensa hipocrisia. As pessoas falando do filho de Deus, lendo a bíblia e comemorando tudo com milhões de assassinatos! Não tenho estômago para isso...
Eu e meu namorado, também vegano, fizemos nossos pratos para a ceia de natal, com direito a strogonoff de soja, que todo mundo adorou. Mas não consegui curtir a data. Achei tudo muito triste e fui dormir antes da meia noite.
No outro dia, 25 de dezembro, resolvi jejuar até as 18:00 horas. Isso chocou um pouco as pessoas, principalmente minha mãe, mas foi a forma que encontrei de não me sentir parte de uma data tão cheia de sangue. Não passei mal e consegui fazer as pessoas pensarem um pouco mais.
O reveillon foi mais tranquilo. Passei a virada do ano em Tiradentes, MG, com meu amor e amigos. Foi muito bom e todo mundo comeu milho verde cozido, rsrs! 
2013 é um ano importante para mim. É meu primeiro ano como vegana! Sinto-se muito feliz com minhas conquistas, espero aprender mais e levar o veganismo a mais pessoas de bom coração. Fazer com que elas ao menos pensem, já é um bom começo.

Feliz 2013 para todos nós, animais humanos ou não!