domingo, 16 de junho de 2013

Festa de aniversário - Vegan

Olá queridos amigos! Foi meu aniversário há alguns dias atrás e eu resolvi fazer uma festinha para receber os amigos. Mas o que servir em uma festa de aniversário vegana?


Claro, as opções são muitas! Resolvi fazer um bolo bem bonito, daqueles que ninguém acredita que "não tem leite nem ovo". Foi simples: fiz dois bolos de chocolate, que já publiquei a receita aqui; entre eles, recheei com doce de leite de soja comprado pronto e pedaços de pêssego. A cobertura de chocolate foi a seguinte:

Ingredientes:
- 1 xícara de leite de soja
- 1 colher de sopa de cacau em pó
- 1/2 xícara de açúcar
- 1 colher de chá de amido de milho
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- Chocolate granulado para decorar

Dissolva o amido no leite. Junte todos os ingredientes em uma panela. Misture bem e leve essa mistura em fogo alto. Mexa constantemente para não empelotar. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe por mais 4 minutos - ou até o creme ficar grosso. Retire do fogo e utilize ainda quente para cobrir ou rechear bolos. Decore com o chocolate granulado.




Podem ver que o resultado é bom! Também fiz essas tacinhas com brigadeiro e beijinho. Para o brigadeiro, misturei duas colheres de soja de creme vegetal, uma lata de leite condensado de soja e duas colheres de sopa de cacau em pó. Levei ao fogo mexendo sempre, até engrossar. Para o beijinho fiz a mesma coisa, trocando o cacau por coco ralado. 

Aproveitando o friozinho de junho, fiz caldos de mandioca e feijão. Temperei bem e coloquei soja temperada e hidratada no lugar da carne. Esse foi o de mandioca:


Também fiz pasteizinhos assados, com massa de pastel comprada pronta, mandiokejo e milho verde. O pessoal adorou! E fiz quibe de soja assado, misturando proteína de soja fina com trigo, um pouco de farinha de trigo e temperos e levando para assar em fogo médio até dourar.


Para completar, comprei amendoim japonês. Foi fantástico receber tantos elogios de como a comida vegana pode ser deliciosa. Fiquei muito feliz de mostrar ao pessoal que podemos, sim, festejar sem crueldade!


Inspirem-se! É simples e gratificante!

Até a próxima!







Um comentário:

  1. Adorei as comidas! Ficaram com uma cara ótima! Onde vc compra as bolinhas (tipo granulado) do brigadeiro e de qual marca?

    Obs: já morei em Lavras e vou sempre aí!! Minha mãe é daí. Tenho muita saudade de morar aí!

    ResponderExcluir