terça-feira, 21 de agosto de 2012

Conheça o Straight Edge

Hoje li sobre um movimento chamado Straight Edge - SXE.
Gostaria de compartilhar com vocês:

"O movimento de contra-cultura Straight Edge nasceu do hardcore punk (E.U.A, anos 80), e se destacou por adotar uma postura mais ‘limpa’: livre de drogas ilícitas, álcool ou cigarro. No Brasil, o movimento está ligado ao anarquismo, ateísmo e ao veganismo/vegetarianismo, embora esta associação não esteja necessariamente presente.
O símbolo do movimento, o ‘X’, surgiu de uma prática comum nos bares onde se apresentavam bandas de punk rock: marcar com um ‘X’ o dorso da mão dos adolescentes que ainda não podiam (e nem queriam) consumir bebidas alcoólicas. Assim, a idéia tomou proporções...
Um evento importante encabeçado pelos straight edgers no Brasil é a Verdurada: uma mistura de show, palestras, discussões e exposições culturais e políticas, além da refeição vegana. Esses eventos seguem os princípios do movimento: não são vendidas e não se pode consumir bebidas alcoólicas ou cigarros, não há patrocinadores externos. A idéia é: faça você mesmo."

(Extraído de: Informe Vegano, Curitiba/PR, edição 1)

Além do caráter vegano, que obviamente me chamou mais a atenção, achei interessante o não uso de drogas. Sempre fico feliz ao ver movimentos assim, pois o mundo precisa disso! Eu bebo álcool e sei como pode ser difícil abrir mão...
Resumindo, é interesse ver o veganismo que, em si, já é um movimento considerado "radical", fazer parte de um movimento maior. Afinal,  o ativismo é uma ferramenta de altíssima utilidade na conscientização das pessoas. Vamos juntos, rumo a um mundo melhor! =)





Nenhum comentário:

Postar um comentário