quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Testes em animais: entenda


"Os testes em animais são parte de uma exploração sem limites, em que animais são mortos e usados para benefício humano. Alguma pesquisadora poderia afirmar que os testes são fundamentais na descoberta de curas e tratamentos, no entanto, nem é preciso entrar em detalhes nessa discussão. Se há descobertas ou não, isso não torna os testes justificáveis do ponto de vista ético. Nossa ciência precisa evoluir em conjunto com a ética e desenvolver meios para produção de cura e conhecimento que não escravizem outros seres sencientes (capazes de sentir dor).

O benefício alcançado pelas pesquisas com animais também está sujeito a outros questionamentos. Diversos casos apontam que os testes em animais podem inclusive desacelerar descobertas e levar para caminhos inconclusivos ou mesmo errôneos. Os animais diversas diferenças fisiológicas e respondem de formas adversas a medicamentos. A talidomida, por exemplo, é um medicamento que causa deformação em bebês, quando administrado a grávidas; no entanto, os testes com animais não apontaram esses efeitos negativos. Há inúmeras instituições que pesquisam alternativas para os testes em animais, e apontam métodos éticos que podem ser aplicados hoje mesmo. Porém, é conveniente para a indústria e para alguns pesquisadores que as coisas permaneçam como estão, pois se trata de uma indústria bastante lucrativa; por isso, é importante que as pessoas se conscientizem e se organizem para boicotar os produtos testados."

(Adaptado de Primeiros Passos para o Veganismo, versão online em gato-negro.org/guia.)

Ainda acho engraçado quando as pessoas me questionam: e realmente existem produtos não testados em animais? Como seria possível sem os testes?
Existem MUITOS produtos não testados em animais. No site do PETA, é disponibilizada a lista sempre atualizada das empresas que testam e que não testam (http://www.peta.org/). É importante olhar sempre, pois várias empresas mudam de lado. É o caso da Avon, uma das pioneiras a desenvolver métodos alternativos e que, recentemente, voltou a testar em animais na China. Entrei em contato com o SAC deles e eles simplesmente negaram, mas a empresa está na lista do PETA e os produtos não tem mais o registro de não testado em animais. Segundo eles, é porque não estava cabendo nas embalagens (será que os consumidores tem cara de serem assim tão burros??). Então, confira sempre. Quando descobrir que um produto que você gosta é testado em animais, mande e-mails para a empresa reclamando e dizendo que não vai mais consumir o produto. Se todo mundo fizesse isso, não haveria mais produtos testados em animais.
Os métodos alternativos para os testes existem, estão em crescimento, e sendo discutidos em congressos (esse será no RJ: http://www.veganismo.org.br/2012/07/congresso-de-metodos-alternativos-na.html).
Recomendo a página "Diga não aos testes em animais", no facebook, para quem tiver interesse em saber mais: https://www.facebook.com/pages/Diga-n%C3%A3o-aos-testes-em-animais/163139637110205. Lá, existem fotos e listas dos produtos testados ou não, para você baixar e imprimir. Divulgue essa idéia! É simples para você e faz uma enorme diferença para os animais que estão sofrendo injustamente em laboratórios. Juntos, para um mundo melhor!






Nenhum comentário:

Postar um comentário