quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Como conheci o veganismo

Como eu contei antes, quase sempre fui vegetariana. Mas só descobri o veganismo em 2008. Bom, eu era uma amante de todo tipo de dieta. Mesmo quando ficava abaixo do peso, rsrsrs. E um dia eu vi em uma revista alguns comentários do livro "Magra e Poderosa":


Diziam que o livro continha dicas bem humoradas para parar de comer besteira de uma vez! Achei legal e resolvi comprar. De fato, as autoras passam metade do livro brigando com as leitoras, afinal, na sociedade atual comemos muita porcaria! Até que cheguei ao capítulo "Carne podre". Elas explicam, embasadas em estudos científicos, o quanto a carne é prejudicial ao ser humano. Bom, como vegetariana, isso eu já sabia. Mas logo depois veio o capítulo "O desastre dos laticínios". Foi onde conheci todos os prejuízos que esse tipo de alimentação causava para mim. E logo depois vem "Você é o que você come", com relatos reais de como os animais das fazendas industriais são maltratados e levam vidas curtas cheias de sofrimento. No capítulo "Esqueça: o governo não dá a mínima para sua saúde", elas explicam todos os esquemas podres que movimentam a indústria de exploração animal, que não mostra o horror a que os animais são submetidos e ainda engana as pessoas, fazendo-as acreditar que estão ingerindo alimentos saudáveis. Ao longo de todo o livro elas condenam a ingestão de alimentos de origem animal, assim como aditivos químicos e substâncias sintéticas. É um grande livro, que peca um pouco no título, pois poderia abranger um público maior se não fosse tão direcionado para mulheres que desejam emagrecer.
A partir daí, fui buscando novas informações mas tive uma certeza: eu queria ser vegan! Afinal, o sofrimento dos animais das indústrias de leite, ovos e derivados pode ser ainda maior que daqueles da indústria de carne. A minha transição foi lenta, acabei indo e voltando várias vezes, mas cada vez ingerindo menos desses produtos. Hoje me sinto uma vegana plena e orgulhosa, pois consegui atingir meu objetivo! Não sinto mais a menor vontade de comer nada que não seja vegan. 
Então, o que era para ser só mais um livro de dietas mudou minha vida para sempre! Recomendo a leitura para iniciantes, é básica e objetiva, além de divertida!

Até a próxima!





Nenhum comentário:

Postar um comentário